POR QUE O PROFISSIONAL DE SUCESSO BRASILEIRO PRECISA FALAR ESPANHOL?

28 JUL 20

Devido a sua situação geográfica, rodeado de países hispânicos, o Brasil tem uma grande necessidade de profissionais que dominem com fluidez a língua espanhola, fugindo do confuso portunhol. Igualmente, o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo depois do inglês, sendo usada por quase 500 milhões de pessoas.


Nos últimos anos, figuras como o Papa Francisco, Shakira ou Pedro Almodóvar deram grande visibilidade a língua e a cultura hispânica. Artistas brasileiros como Wagner Moura ou Anitta conseguiram situar seu nome no mercado internacional ao se envolverem com produtos nos quais falavam espanhol. Moura foi protagonista da série Narcos, na qual interpretou o controverso colombiano Pablo Escobar, e Anitta lançou várias músicas de sucesso em espanhol com artistas latinos, no seu álbum Kiss.


No setor empresarial, de acordo com a Revista Época, existem 26 empresas Brasileiras entre as 100 companhias mais relevantes da América Latina. Entre estas estão a poderosa Globo, o banco BTG Pactual, a Gol, a Vale e a Alpargatas.


O Brasil ainda é o grande gigante no referente aos negócios em território latino-americano, entretanto, vários países hispânicos estão crescendo e conquistando seu espaço. Nesse sentido, diversas empresas latinas estão se expandindo e olham para o Brasil como objetivo, ao pensarem em novos negócios. Assim, geram novas vagas em nosso país com equipes mistas formadas por falantes de português e espanhol.


Do mesmo modo, muitas empresas europeias e norte-americanas têm suas sedes LATAM no Brasil, e do nosso território administram suas equipes com funcionários situados na América Latina e no Caribe. Mas, como é possível desenvolver sua liderança sem falar a língua do seu time?


Os empreendedores brasileiros também ganham muito aprendendo a língua espanhola, o Mercosul facilita e estimula o comércio e investimentos entre países pertencentes a este organismo internacional. Mas países de fora do Mercosul, como Chile, Colômbia ou México também oferecem interessantes oportunidades para as empresas brasileiras, com relacionamentos internacionais sólidos e moedas menos fortes que o real. O domínio do espanhol facilita não só a criação de networking, mas também reuniões comerciais e a compreensão da burocracia local.


Por todos esses motivos o profissional e o empresário brasileiro só têm a ganhar aprendendo a língua espanhola e entendendo sua cultura para conquistar, assim, o mercado latino-americano.


By Vanessa Monteiro

Vanessa is Hispanic-Brazilian and bilingual in Spanish and Portuguese. She has a degree in Communication Sciences and also a Master's in Applied Linguistics in Teaching of Spanish as a Foreign Language. She is Academic Coordinator for Brazil at Comligo.

Don'f forget to share this post!